contato@crvurbanizadora.com.br

(17) 3271-9900

Ligue agora: (17) 3271-9900

Blog

Inicial >> Blog

DICAS DE CONSTRUÇÃO: TIPOS DE TINTAS PARA SEU LAR!

03/12/2019 - Construção DICAS DE CONSTRUÇÃO: TIPOS DE TINTAS PARA SEU LAR!

Na hora de construir, reformar ou decorar a casa, é difícil não se empolgar com as diferentes possibilidades de revestimentos e os muitos tipos de tinta existentes no mercado. Toda essa variedade permite infinitas combinações, e por isso a escolha pode ser complexa.

Hoje nós vamos mostrar que os diferentes tipos de tinta são indicados em situações específicas, e que utilizá-los de forma adequada é o segredo para manter a sua casa bonita e conservada por um longo tempo.

Quer entender que tipos de tinta são esses e em que circunstâncias eles são ideais? Então confira!

Tipos de tinta e suas aplicações

1. Látex PVA

É fabricada à base de água e sua principal indicação é para paredes internas, especialmente o teto e em áreas secas que não exigem manutenção constante. Sua resina não permite a variação de brilho, por isso há apenas o acabamento fosco.

Suas principais vantagens são a secagem rápida e o cheiro discreto após a pintura. Já entre as desvantagens, destacamos a pouca resistência ao sol e à água. A limpeza não deve ser feita por meio de lavagem — basta utilizar um pano úmido.

2. Tinta acrílica

Diferentemente do látex, ela possui resinas acrílicas. O resultado é um produto impermeável, ideal para pinturas externas e utilização em áreas internas molhadas, como cozinhas e lavabos.

Entre os benefícios, estão a secagem rápida, a solubilidade em água e a impermeabilidade, que já comentamos. Ela também pode ser lavada sem comprometer a aparência ou durabilidade.

No mercado, o consumidor encontrará tintas acrílicas com três tipos de acabamento: fosco, semibrilho ou acetinado. A primeira opção não é tão resistente à lavagem, porém é a que menos ressalta as imperfeiçoes da parede.

As outras duas, embora garantam um resultado mais fino, destacam bastante as irregularidades da superfície. Por isso, é fundamental realizar um pré-acabamento impecável antes de aplicá-las.

3. Esmalte sintético

Embora seja oferecido também em modelo fosco, a maior parte das pessoas utiliza as versões brilhantes e acetinadas desse produto. Ele é muito indicado para materiais como ferro e madeira, e a aplicação forma uma espécie de película sobre a superfície.

Entre suas desvantagens, estão o preço mais alto, o cheiro forte causado pela presença de solventes e a secagem demorada. Devido à formação da película, ela não é recomendada para paredes. Com o tempo, elas começam a apresentar bolhas ou descascamento.

O mercado está começando a oferecer alguns esmaltes sintéticos à base de água. Com odor menos intenso e secagem rápida, eles podem ser uma excelente alternativa.

4. Tinta a óleo

Você pode encontrá-la com acabamento fosco ou brilhante. Devido à base oleosa, esse produto contribui para impermeabilizar a superfície onde é aplicado. É muito utilizado em materiais como ferro, madeira ou paredes, entre outros.

A tinta a óleo é durável, lavável e perfeitamente adequada aos ambientes externos e internos. Essas são algumas de suas principais vantagens.

Existem ainda outros tipos de tinta, como as feitas com cal, as magnetizadas e as massas para textura. Porém, as mencionadas acima são as principais.

Como harmonizar a tinta e os demais elementos do ambiente

Ao escolher a tinta, considere também outros elementos, principalmente os revestimentos. A combinação e a harmonia entre eles é essencial para a estética e conforto do local. Fique de olho em algumas dicas:

  • preste atenção em características do cômodo, como tamanho, iluminação, revestimentos etc.;
  • espaços pequenos ganham amplitude com menos contraste tanto nas paredes quanto entre elas e o piso;
  • locais maiores requerem contraste entre esses elementos;
  • tome cuidado com mix de texturas, para que o efeito visual não se torne cansativo com o tempo. Uma boa ideia é apostar em pisos lisos e textura nas paredes;
  • ao escolher uma paleta de cores, certifique-se de que uma delas é neutra. Assim você evita que o ambiente fique pesado ou cansativo.

Fonte: https://pointer.com.br/blog/tipos-de-tinta/

Sobre Nós

Traço

A CRV Urbanizadora atual no mercado para entregar projetos bem elaborados e de alta qualidade.

Sede

Rua Antonio Leonardi, 236
Neves Paulista - SP
15120-000

Telefone: (17) 3271-9900
Fax: (17) 3271-9900
E-mail: contato@crvurbanizadora.com.br

Facebook

Traço
© CRV URBANIZADORA - Todos os direitos reservados.
CRV Urbanizadora